Criatividarte
Que tal um ambiente pleno de afeto, cuidado e segurança ?
Um espaço que estimula a socialização, o brincar e a nutrição cultural?
Onde cada criança importa de verdade e é ouvida com muito carinho?
Esse lugar é a CriatividArte !
A CriatividArte nasceu com um desejo de acolher e proporcionar experiências marcantes e significativas para as famílias e crianças. Tornando-nos uma grande rede de apoio para as famílias.
Aqui o pé no chão e o banho de mangueira são matérias obrigatórias, onde juntar as folhas e contemplar as flores em meio aos sons de pássaros, aos vôos de borboletas e dos mais diversos cheiros de comidinha de casa vó, fazem parte do dia a dia. Em que o brincar e o faz de conta contribuem significativamente para todas as aprendizagens.
Oferecemos um quintal de oportunidades onde as crianças têm o prazer de ser crianças no aqui e agora, aprendendo e crescendo ao lado de nós, educadores e de seus pares, transformando em realidade um espaço para a infância..
A CiatividArte é um espaço não-formal de educação, para crianças muito pequenas, pequenas e grandes, que tem como principal objetivo a convivência e troca entre crianças, famílias e educadores com um foco afetivo, pensando no desenvolvimento desses vínculos e priorizando o espaço, e tempo para o livre brincar – prática que tem como consequência o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos bebês e das crianças


Missão
Ser um espaço de rede de apoio para mães e famílias com crianças pequenas, muito pequenas e grandes. Contribuindo para a formação de cidadãos éticos, criativos, investidores, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados nos valores de Jesus Cristo.
Visão
Ser um espaço de referência na primeira infância


Valores
Tornar Jesus Cristo conhecido e amado através das nossas ações e atitudes de solidariedade, amor, perdão e fé


1 Brincar
O brincar livre estimula a criatividade, imaginação, inteligências e autonomia.
2 Momento Livre
Valorizamos a capacidade da criança na construção de sua autonomia motora. Dessa maneira compreendemos que suas conquistas serão mais significativas, pois foram alcançadas a partir de um esforço de uma escolha, fortalecendo a criança em suas infinitas aprendizagens. Integrar o corpo e mente, o movimento que integra, que identifica que nos torna únicos na forma de ser e de estar.
3 Multiplicas linguagens
Ampliar a compreensão das crianças, fazendo com que o mundo seja percebido e construído de inativas maneiras.
4 Protagonismo infantil
Tornar a criança uma agente de seu aprendizado, e não alguém simplesmente passivo na educação
5 Acolhimento
É por meio do acolhimento que os vínculos se formam e os elos de confiança e respeito se consolidam entre as crianças e o educador. Os momentos de cuidados são vistos como ricas oportunidades para o estabelecimento e o fortalecimentos dos vínculos afetivos, pois os educadores são treinados para estabelecer interações individuais com as crianças.
6 Investigar
A criança conhece o mundo como uma pesquisadora, agindo de forma potente, curiosa e questionadora.
7 Autonomia
Saber pensar por si mesmo é uma construção que começa na infância. Por isso, é preciso desenvolver, nas crianças, autoconfiança, capacidade de reflexão, de escuta e de argumentação. O cultivo da criatividade e da perseverança, desde cedo, apoiam a construção da autonomia intelectual e moral.
8 Escuta Ativa
Reconhecer a criança como indivíduo pleno, capaz e dotado de subjetividades que fazem dela um legitimo ator social, ou seja, a criança é um sujeito de direitos.
9 Alimentação saudável
Incentivo a alimentação adequada para as crianças nos primeiros anos de vida, decisivos para o estabelecimento de bons hábitos alimentares.
10 Interação social
Incentivo ao contato social com amor e afeto. Com a família e amigos, com diferentes idades, extratos sociais e condições.
Mas afinal, o que a Criatividarte valoriza?

Livre brincar
Colabora para o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo.

Comunicação
não violenta
Desenvolvida através da liberdade de movimentos, respeitando o tempo e espaço.

Presença das familias
Convivência e integração com frequência, sensibilidade, empatia e carinho.

Oficinas
A presença de outros profissionais enriquece o desenvolvimento sócio-cultural.

Cantinho do sono
Espaço reservado para quando a pausa e o descanso são necessários.

Alimentação saudável
Cultivo de hábitos de se alimentar de forma saudável e nutritiva

Vínculo afetivo
Uma relação de confiança é fundamental para o desenvolvimento emocional

Autonomia
Desenvolvida através da liberdade de movimentos, respeitando o tempo e espaço.

Relação com a natureza
Reforçar o sentimento de pertencimento aflora o cuidado de si e do mundo.
Nossas ispirações

Emmi Pikler
Pediatra Húngara (Instituto Lóckzy)
Emmi Pikler foi uma pediatra húngara, nascida em 1902, que dedicou sua vida ao cuidado de crianças. Uma das suas grandes contribuições foi a construção de um orfanato, ao final da segunda guerra mundial, pautado em conforto e segurança, para que as crianças pudessem crescer de forma saudável – apesar do momento histórico.
Esse orfanato, devido ao reconhecido trabalho, se transformou no Instituto Nacional de Metodologia para a Educação de Crianças de 0 a 3 anos. Suas bases para o atendimento eram segurança e respeito, alicerces que possibilitam que as crianças construam autonomia, através da liberdade e do apoio. Tais esforços deram origem ao que hoje conhecemos como abordagem Pikler.

Loris Malaguzzi
Educador Italiano (Reggio Emilia)
Loris Malaguzzi é o iniciador da metodologia educacional das escolas Reggio Emilia. Nascido em 1920, graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Urbino, na Itália.
Começou a dar aulas nas escolas primárias da região. Foi assim até o fim da segunda guerra. Quando soube de um projeto que estava tendo em Reggio Emilia. As famílias que ali moravam estavam construindo uma escola com as sobras da guerra. Malaguzzi vai até o local pedalando para poder ver de perto aquele movimento.
Ao se deparar com uma escola sendo construída com os tijolos das casas bombardeadas. Malaguzzi junta-se àquele grupo de pais e jamais foi embora de Reggio Emilia.
Loris Malaguzzi, traz para essa escola uma visão única sobre a infância, e é aí que nasce a abordagem Reggio Emilia. A Abordagem Reggio Emilia é uma filosofia educacional baseada na imagem de uma criança com forte potencial de desenvolvimento e sujeito de direitos, que aprende através das cem línguas pertencentes a todos os seres humanos e que cresce no relacionamento com os outros.

Maria
Montessori
Maria
Montessori
Pedagoga Italiana
Foi a primeira mulher a se formar em medicina em seu país, foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. Nasceu na Itália em 1870, na cidade de Chiaravalle. Foi uma pedagoga que renovou o ensino, desenvolvendo um peculiar método que ficou mundialmente conhecido como método Montessori. Este método foi aplicado, inicialmente, nas escolas primárias italianas e depois ganhou o mundo. O método Montessori, dirigido especialmente às crianças do período pré-escolar, é baseado no estímulo da iniciativa e capacidade de resposta da criança, através do uso do material didático especialmente desenhado. O método propõe uma enorme diversificação das tarefas e a máxima liberdade possível, de tal maneira que a criança aprenda por si mesma e seguindo o ritmo de suas próprias descobertas.
Nossa localização

Espaço Criatividarte - Anália Franco
Rua Bom Jesus, 740 - Anália Franco - São Paulo - SP CEP: 03344-000

- Rua Bom Jesus, 740 - CEP 03344-000
- (11) 2966-5052
- criatividarte.sp@outlook.com
- Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 07h30 às 19h
Newsletter
© 2022 Criativo Criador